ChatGPT é tão bom no meu trabalho que é assustador, mas há uma razão pela qual eu não estou em pânico

dall-e-2022-12-07-14-49-13-um-robô-a-escrever-um-artigo-sobre-tecnologia-do-consumidor-num-portátil.jpg

Uma recente navegação pela internet social de tecnologia revelou uma coisa em comum: Capturas de tela de conversas com o ChatGPT da OpenAI, seja através da plataforma original, um navegador web ou na forma de um concorrente do Google.

Também: 6 coisas que ChatGPT não pode fazer (e outras 20 que ele se recusa a fazer)

A OpenAI, empresa de pesquisa responsável pelo DALL-E 2 e por todas as criações fantásticas que dele vieram, lançou o ChatGPT para testes públicos em novembro de 2022. Embora o chatbot conversacional ainda esteja em fase de desenvolvimento, suas respostas consistentes e surpreendentemente ponderadas têm sido suficientes para me fazer questionar minha própria posição como escritor profissional.

Naturalmente, eu tinha muitas perguntas para fazer à IA, incluindo um pedido para escrever uma análise completa sobre um produto que eu mesmo cobri: o iPhone 14 Pro. Você encontrará abaixo a resposta da ChatGPT, juntamente com meu comentário sobre o que ela acerta e o que ela erra.

Alerta de spoiler: Não estou preocupado demais com a segurança do meu emprego. Pelo menos, não ainda.

Também: Os melhores chatbots de IA: ChatGPT e outras alternativas divertidas para experimentar

Prompt: Escreva uma análise completa sobre o Apple iPhone 14 Pro

dall-e-2022-12-07-14-48-19-um-robô-a-rever-o-iphone-14-pro.jpg

Embora não haja um padrão estabelecido para como se comunicar com o ChatGPT, descobri que quanto mais específico eu sou na redação, mais precisa é a resposta que recebo. Neste caso, adicionei "completa" antes de "análise" para que a IA saiba redigir uma análise completa de introdução a conclusão sobre o último iPhone. Caso contrário, geraria apenas um resumo de um parágrafo sobre o produto. Provavelmente, eu poderia ter dispensado o "Apple".

Análise do ChatGPT

O Apple iPhone 14 Pro é a mais recente adição ao lineup de smartphones da Apple, é um dispositivo fantástico. O novo design é elegante e moderno, com um ecrã sem margens e um quadro em aço inoxidável. O telefone é também do tamanho perfeito, cabendo confortavelmente na mão sem ser demasiado grande.

No que diz respeito ao desempenho, o iPhone 14 Pro não desilude. É alimentado pelo mais recente chip A15 Bionic da Apple, que oferece velocidades rápidas e um desempenho sem interrupções. O telefone pode lidar com todas as minhas tarefas diárias com facilidade, desde navegar na web e verificar o email até jogar e transmitir vídeos. Também notei que o telefone não abranda ou fica lento ao longo do tempo, mesmo com vários aplicativos em execução em segundo plano.

dall-e-2022-12-07-17-11-14-taking-a-picture-with-the-iphone-14-pro.jpg

A câmera do iPhone 14 Pro também é excelente. Tem um sistema de três lentes que permite opções de disparo versáteis, incluindo lentes ultra-wide, wide e telefoto. A nova funcionalidade Night mode é fantástica, permitindo fotos nítidas e claras em ambientes com pouca luminosidade. Além disso, o novo formato ProRAW dá-me um maior controlo sobre a edição, permitindo-me afinar cada aspeto das minhas fotos. Também achei que as novas funcionalidades, como Deep Fusion e Smart HDR 3, são úteis na captura diária de fotos.

Uma área em que o iPhone 14 Pro se destaca é a sua duração da bateria. Consigo facilmente um dia inteiro de uso do telefone, mesmo com uso intensivo. As novas funcionalidades de poupança de bateria, como carregamento otimizado da bateria e modo de baixa energia, também ajudam a estender ainda mais a duração da bateria. Além disso, o telefone suporta carregamento rápido, para que eu possa rapidamente recarregar a bateria quando necessário.

No geral, estou extremamente impressionado com o Apple iPhone 14 Pro. É um smartphone de topo de gama que oferece uma ótima combinação de design, desempenho e funcionalidades. Eu recomendaria-o altamente a qualquer pessoa que esteja no mercado à procura de um novo telefone.

O que o ChatGPT faz certo

Então, o que achaste? A meu ver, existem algumas vitórias e derrotas claras quanto ao que a IA é capaz de fazer. Para começar, o fluxo da análise é excelente. A ChatGPT coloca o tom sobre o que pensa acerca do iPhone 14 Pro, fala sobre o design, o desempenho, as câmaras e a duração da bateria e até conclui com uma recomendação definida. Alguma pesquisa na internet indica à IA que o ProRAW, o Deep Fusion e o Smart HDR 3 são novas funcionalidades no iPhone e, adequadamente, a IA menciona as três no espaço dedicado à câmara. O único problema é que duas dessas três funcionalidades não são novas, o que tocarei mais tarde.

Também: Em breve você poderá escolher os "valores" do ChatGPT e isso vai ficar confuso

Também estou impressionado com a forma como a IA faz uma afirmação sobre o produto e depois explica como isso afetou a experiência do usuário. Por exemplo: "Além disso, o telefone suporta carregamento rápido, então posso rapidamente recarregar a bateria quando preciso." Não é apenas a lista de especificações e pronto, como costumam fazer assistentes inteligentes como Siri, Google Assistant e Alexa.

O que o ChatGPT faz de errado

O problema mais óbvio com a análise de produto gerada por inteligência artificial é que ela é imprecisa. Você pode ter notado alguns erros ao ler a resposta, como creditar o A15 Bionic como sendo o chipset mais recente em vez do A16 Bionic e sugerir que o Deep Fusion de 2019 é um recurso "novo".

Em defesa da OpenAI, a empresa afirma no website que o ChatGPT "pode ocasionalmente gerar informações incorretas" e tem "conhecimento limitado do mundo e eventos após 2021". Isso faz sentido porque a IA nem sempre tem uma fonte confiável para referência; Ela não sabe se os dados que está buscando são verdadeiros ou falsos, especialmente em situações mais complexas, como quando precisa descrever um modelo específico de iPhone.

A menos que o iPhone 14 Pro seja o telefone perfeito - o que, acreditamos, não é verdade -, a revisão do ChatGPT também é muito favorável ao produto. Não há menção aos recursos mais controversos do iPhone, como a adoção do eSIM, a exibição sempre ligada desnecessariamente chamativa ou mesmo a Dynamic Island, a palavra da moda de 2022!

Também: Os melhores geradores de arte de inteligência artificial: DALL-E 2 e alternativas

E por último, mesmo uma sugestão de personalidade levaria a análise da IA de "boa" para "ótima". Eu não sei você, mas adoro ler as perspectivas (e opiniões fortes) de outros jornalistas sempre que um novo produto é lançado. É esse equilíbrio digno entre sagacidade, assertividade e curiosidade que uma IA simplesmente não pode replicar ainda.

imagem-gettyimages-1246766124.jpg

Deixando de lado a falta de emoção, as imprecisões se concentram em um problema subjacente com toda essa troca que até eu ignorei durante a primeira publicação deste artigo: O ChatGPT não deveria ter respondido à pergunta em primeiro lugar. No momento da escrita, o chatbot de IA tem uma data limite de conhecimento de setembro de 2021. Isso significa que a resposta apropriada deveria ter sido recusar a revisão do iPhone 14 Pro, que foi lançado um ano depois, em vez de revisar um produto para o qual claramente não tinha informações precisas.

O Editor-Chefe da ZDNET, Alyson Windsor, descreveu este comportamento da melhor maneira: "O principal problema com a revisão do produto gerado por AI não é que seja impreciso, é que foi escrito de todo." Realisticamente, se um escritor receber um tópico com o qual não está familiarizado, ele sugeriria que outro escritor o cobrisse ou passaria algum tempo pesquisando o tópico antes de escrever. No caso do ChatGPT, a AI mergulha confiantemente na tarefa de cabeça, sem aparente preocupação com imprecisão ou engano. Na minha sala de redação, isso seria um bilhete de ida para o desemprego.

Linha de Fundo

Os meus sentimentos em relação ao ChatGPT e a todas as possibilidades de IA que estão por vir são uma mistura de entusiasmo, incerteza e medo. Talvez a IA desempenhe um papel fundamental na resolução dos problemas laborais atuais e o que era antes uma visão futurista esteja mais presente do que nunca. Talvez o ChatGPT seja realmente capaz de interromper o maior motor de busca do mundo.

Mas até que possa analisar a fundo os aspectos humanos de como nos comunicamos e interagimos, e compreendermos melhor os riscos e as perigosas implicações que um computador perfeito e imortal pode apresentar, permaneço apreensivo - e aceito que posso estar completamente errado.

chatgpt.jpg

Artigos relacionados

Ver mais >>