Como usar o ChatGPT para escrever um ensaio

imagem4.jpg

As capacidades avançadas do ChatGPT criaram umagrande demanda, com a ferramenta de IA acumulando mais de 100 milhões de usuários em dois meses desde o lançamento. Um dos maiores destaques tem sido sua habilidade de compor todo tipo de texto em segundos, incluindo músicas, poemas, histórias para dormir e ensaios.

Ao contrário da opinião popular, o ChatGPT pode fazer muito mais do que apenas escrever um ensaio para você (que seria considerado plágio). O que é mais útil é como ele pode ajudar a orientar o seu processo de escrita. Mostramos abaixo como usar o ChatGPT para escrever e ajudar, bem como algumas outras dicas úteis de escrita.

Como o ChatGPT pode ajudá-lo a escrever um ensaio

Se você está procurando maneiras de usar o ChatGPT para apoiar sua escrita, aqui estão cinco maneiras diferentes para explorar.

Vale ressaltar que, antes de começar, se você tiver acesso ao Bing Chat ou até mesmo ao Google Bard, poderá utilizar as mesmas dicas abaixo nesses chatbots de IA. Já que o Bing Chat e o Google Bard estão conectados à internet, ambos podem incluir fontes e contextos de eventos atuais.

Se tiver que escolher entre esses dois chatbots para escrever um ensaio, recomendamos o Bing Chat.

1. Utilize o ChatGPT para gerar ideias de redação

Antes de começar a escrever um ensaio, você precisa desenvolver a ideia. Quando os professores atribuem ensaios, geralmente dão aos alunos uma diretriz que lhes dá liberdade para expressar e analisar suas próprias ideias. Como resultado, os alunos têm a tarefa de encontrar a abordagem ideal para o ensaio por conta própria.

Se você escreveu recentemente um ensaio, sabe que esta etapa é frequentemente a mais difícil - e é aqui que o ChatGPT pode ajudar.

Tudo o que você precisa fazer é inserir o tópico da tarefa, incluir o máximo de detalhes que desejar - como o que você está pensando em abordar - e deixar o ChatGPT fazer o resto. Por exemplo, com base em uma instrução de papel que tive na faculdade, perguntei:

Você pode me ajudar a encontrar uma ideia de tópico para esta tarefa, "Você irá escrever um artigo de pesquisa ou estudo de caso sobre um tópico de liderança de sua escolha." Gostaria que incluísse a Grade de Liderança Gerencial de Blake e Mouton e possivelmente uma figura histórica.

Em poucos segundos, o chatbot produziu uma resposta que me forneceu o título do ensaio, opções de figuras históricas sobre as quais eu poderia focar meu artigo e insights sobre quais informações eu poderia incluir no meu trabalho, com exemplos específicos de um estudo de caso que eu poderia usar.

imagem2.jpg

2. Utilize o chatbot para criar um esboço

Depois de ter um tópico sólido, é hora de começar a pensar no que você realmente deseja incluir no ensaio. Para facilitar o processo de escrita, eu sempre crio um esboço, incluindo todos os diferentes pontos que desejo abordar em meu ensaio. No entanto, o processo de redação do esboço geralmente é tedioso.

Com ChatGPT, tudo o que você precisa fazer é pedir que ele escreva para você.

Também:5 maneiras de usar chatbots para facilitar sua vida

Usando o tópico que ChatGPT me ajudou a gerar no passo um, eu pedi ao chatbot para escrever um esboço para mim, dizendo:

Você pode elaborar um esboço para um trabalho intitulado "Examinando o estilo de liderança de Winston Churchill através da Grade de Liderança Gerencial de Blake e Mouton"

Após alguns segundos, o chatbot gerou um esboço holístico dividido em sete seções diferentes, com três pontos distintos sob cada seção.

Também:Os melhores geradores de arte de IA para experimentar

Este esboço é completo e pode ser condensado para um ensaio mais curto ou elaborado para um papel mais longo. Se você não gostar de algo ou quiser ajustá-lo ainda mais, pode fazê-lo manualmente ou com mais instruções para o ChatGPT.

imagem6.jpg

3. Use ChatGPT para encontrar fontes

Agora que você sabe exatamente sobre o que deseja escrever, é hora de encontrar fontes confiáveis para obter suas informações. Se você não sabe por onde começar, assim como em todos os passos anteriores, você pode simplesmente perguntar ao ChatGPT.

Tudo o que você precisa fazer é pedir para ele encontrar fontes para o seu tópico de ensaio. Por exemplo, eu pedi o seguinte:

Você pode me ajudar a encontrar fontes para um artigo, "Examinando o Estilo de Liderança de Winston Churchill através da Grade de Liderança Gerencial de Blake e Mouton."

O chatbot apresentou sete fontes, com um ponto de bala para cada uma explicando o que era e por que poderia ser útil.

O único cuidado que você precisa ter ao usar o ChatGPT para fontes é que ele não possui acesso a informações após 2021, portanto, não será capaz de sugerir as fontes mais recentes. No entanto, é um começo.

imagem3.jpg

4. Utilize ChatGPT para escrever uma amostra de redação

Vale a pena notar que se você copiar o texto diretamente do chatbot e submetê-lo, seu trabalho poderá ser considerado uma forma de plágio, já que não é seu trabalho original. Assim como qualquer informação retirada de outra fonte, o texto gerado por qualquer AI deve ser claramente identificado e creditado em seu trabalho.

Também:Os professores estão usando o ChatGPT mais do que os alunos. Veja como

Nas instituições educacionais mais comuns, as penalizações para plágio são graves, variando desde uma nota reprovada até a expulsão da escola.

Se você quiser que o ChatGPT gere um pedaço de texto de exemplo, coloque o tópico e o comprimento desejado, e veja o que ele gera. Por exemplo, eu inseri o seguinte texto:

Você pode escrever um ensaio de cinco parágrafos sobre o tema "Examinando o Estilo de Liderança de Winston Churchill através da Grade de Liderança Gerencial de Blake e Mouton"?

Em segundos, o chatbot produziu exatamente o que eu pedi: um ensaio coerente de cinco parágrafos sobre o tópico que pode ajudar a guiá-lo em sua própria escrita.

Também:O que é GPT-4? Aqui está tudo o que você precisa saber

Neste ponto, vale a pena lembrar como as ferramentas como o ChatGPT funcionam: Elas juntam palavras em uma forma que elas acham que é estatisticamente válida, mas elas não sabem se o que estão dizendo é verdadeiro ou preciso. Isso significa que você pode encontrar fatos inventados, detalhes ou outras estranhezas. Ela não será capaz de criar trabalho original porque ela está simplesmente agregando tudo o que já absorveu. Pode ser um ponto de partida útil para o seu próprio trabalho, mas não espere que seja inspirado ou preciso.

imagem5.jpg

5. Utilize o ChatGPT para co-editar seu ensaio

Depois de escrever seu próprio ensaio, você pode usar as capacidades avançadas de escrita do ChatGPT para editá-lo para você.

Você pode simplesmente dizer ao chatbot o que exatamente deseja que ele edite. Por exemplo, eu pedi para editar estrutura de redação e gramática, mas outras opções poderiam incluir fluxo, tom e mais.

Quando você pedir para editar o seu ensaio, ele irá solicitar que você cole o seu texto no chatbot. Ao fazer isso, ele vai enviar o seu ensaio com as correções feitas. Essa pode ser a ferramenta mais útil, já que ela pode editar o seu ensaio de forma mais completa do que uma ferramenta básica de revisão, indo além da ortografia.

Você também pode coeditar com o chatbot, pedindo para ele analisar um parágrafo ou frase específica e solicitando que ele reescreva ou corrija para mais clareza.

imagem1.jpg

Artigos relacionados

Ver mais >>