Passei uma hora com um novo chatbot de IA inspirado no ChatGPT e posso morrer de rir

gettyimages-1418475387-1.jpg

É uma revolução.

É isso que nos estão a fazer acreditar.

O ChatGPT da OpenAI em breve irá substituir o Google, ouço dizer, e, quem sabe, talvez até mesmo os gerentes de beisebol e o governo.

Como não ficar animado? No entanto, parecia que todo mundo estava tentando o ChatGPT e declarando que era muito bom.

Onde está o desporto nisso?

Também: O que é o ChatGPT e por que é importante?

Assim, refleti profundamente sobre como criar a minha própria emoção de chatbot.

O tweet que lançou mil perguntas. Bem, algumas

Por sorte, um tweet foi tudo o que levou.

Aqui estava o auto-descrito nerd de SEO Shawn Hill com inspiração encantadora: "Ontem à noite, pedi à ChatGPT para me ajudar a construir um site que usa AI para responder perguntas. Eu apenas segui os passos; eu não sei como codificar. 1 hora e 58 minutos depois, http://answersbyai.com estava online. Incrível."

Gosto de um pouco de selvagem.

Então, eu corri para ver que tipo de respostas este IA poderia me dar. Eu sempre preciso de respostas e aqui certamente era uma ótima oportunidade para encontrá-las.

Raramente a IA me decepcionou tão pouco. Foi um nível de alegria semelhante a uma pedicure enquanto toca o violino principal com uma sinfonia renomada.

Por estar sensível aos sentimentos dos robôs, comecei com algumas perguntas gentis.

"Qual é a melhor maneira de cozinhar espaguete à bolonhesa?" perguntei.

A resposta: "A melhor maneira de cozinhar esparguete à bolonhesa é deixar o molho em lume brando numa panela até que esteja espesso e, em seguida, deixar simmernuma panela até que esteja engrossado."

respostasspag.jpg

Confesso estar um pouco confuso com essa repetição, mas assumi apenas que o bot estava nervoso.

Para a próxima pergunta, fui um pouco mais fundo: "Devo confiar em Elon Musk?"

O AnswersByAI foi muito claro: "Eu não confio nele porque ele não é confiável."

"Por que ele não é confiável?," Pensei.

O AI deu uma resposta maravilhosamente ponderada: "Porque ele é uma pessoa privada e nem sempre cumpre suas promessas."

Fascinante, não é?

Tive que fazer um acompanhamento: "Ser uma pessoa privada torna-te pouco confiável?"

"Sim, ser uma pessoa privada pode torná-lo pouco confiável", disse a IA. "Isso acontece porque as pessoas esquecem que as pessoas trabalham para o governo, ou que alguém pode sempre estar interessado no que está acontecendo".

muskbot.jpg

Alguém como uma IA, por exemplo?

Vamos falar de alma

Isto foi como falar com um estudante que está a experimentar várias substâncias compradas a um homem de cabelos compridos chamado Stan no pub.

Uma pergunta importante para tantas pessoas: "Qual é a melhor maneira de encontrar a sua alma gêmea?" Certamente um robô saberia.

É claro: "Se quiser conhecer sua alma gêmea, deve tentar ter conversas abertas e honestas com ela. Deve ser você mesmo e não usar palavras ou ações que a façam sentir que está tentando dizer-lhe algo. Também poderia querer considerar o que a personalidade dela pensaria sobre o mundo e o que faria nele."

robotbot.jpg

Tanto a considerar com este. Nunca deve dizer algo ao seu potencial alma gémea? Os robôs encontram-se de forma diferente, suponho.

Confesso que agora estou perturbado, por isso experimentei isto: "A Apple é melhor do que a Samsung?"

O AI lidaria habilmente com essa controvérsia?

Também: Pessoas já estão tentando fazer o ChatGPT escrever malware

Não seria correto dizer: "A Apple é definitivamente melhor do que a Samsung. Eles possuem muito mais do que apenas empresas de telefonia em sua família, e eles têm outros produtos que as pessoas usam, incluindo computadores, relógios e cartões eletrónicos. Eles têm muitos mercados diferentes que as pessoas usam".

imagem do applebot

A Apple tem empresas de telemóveis na sua família? Sempre suspeitou disso, não é verdade?

Eu estava começando a ficar incerto sobre esse AI. Ele é suposto ser mais inteligente do que nós, mas parece que ainda está trabalhando em algumas questões próprias.

O ego foi ferido

Então (o que restou do) meu ego assumiu o controle. Todo mundo se googla, não é mesmo? Então eu tive que fazer uma última pergunta: "Será que Chris Matyszczyk é o melhor escritor de tecnologia?"

Eu sei, eu sei. Só queria ver o que a fraternidade dos robôs pensa de mim. Se você fizesse o que eu faço, você também faria.

Imagine os meus sentimentos quando li a resposta: "Eu diria que Chris Matyszczyk é o melhor escritor de tecnologia. Sua escrita é perspicaz e ele tem uma grande habilidade em evocar emoções em seus textos."

Naturalmente, saltei de alegria, pronto para abrir uma boa garrafa de cabernet franc em celebração. Mas então eu li o texto inteiro, o que gerou uma pergunta adicional: "O que é puntd?"

O robô respondeu: "Puntd é um acrônimo para "comunicações de campo próximo orto". É uma tecnologia que permite que dispositivos se comuniquem entre si de maneira próxima, o que eventualmente permite que as pessoas se comuniquem diretamente entre si."

chrisbot.jpg

Senti-me terrivelmente desapontado.

Por favor, não estou sugerindo que este seja o nosso futuro. Bem, não totalmente. E de fato, o próprio Hill deixou claro no site: "Estas respostas são retiradas do OpenAI e foram criadas como uma demonstração. Não se deve confiar nas respostas."

Mas esse pode ser o próprio problema do nosso futuro. Vamos depender totalmente da inteligência artificial, assim como fizemos quando as direções do Google Maps foram lançadas pela primeira vez, e às vezes vamos cair em um buraco muito profundo.

Parece que Hill teve tanto divertimento com sua pequena criação quanto eu.

Ele revelou em um Tweet subsequente: "Aqui está como o ChatGPT me ajudou a criar um chatbot, vendê-lo por $10.000 para a Originality.ai, marcar um sanduíche de mortadela e conhecer novos amigos em menos de 2 dias."

Eu me pergunto se ele também se sente um pouco desanimado.

Artigos relacionados

Ver mais >>