A Microsoft acabou de investir uma grande quantia na OpenAI, criadora do ChatGPT. Aqui está o motivo.

gettyimages-1246127199.jpg

A Microsoft tem trabalhado com a OpenAI desde 2019, antes da OpenAI se tornar um sucesso massivo com seus serviços de IA, como o ChatGPT e o DALL-E. E agora a Microsoft disse que estenderá a parceria com um investimento multibilionário de vários anos.

O investimento continuará a financiar a pesquisa da empresa de AI e ajudar a desenvolver tecnologia que seja "cada vez mais segura, útil e poderosa", de acordo com a OpenAI.

Também: O que é o ChatGPT e por que isso importa? Aqui está tudo o que você precisa saber

A Microsoft afirmou que irá implantar os modelos da OpenAI em seus produtos para consumidores e empresas, e "introduzir novas categorias de experiências digitais construídas com a tecnologia da OpenAI".

Nenhuma das empresas divulgou o valor do investimento, mas fontes revelaram que ele será de $10 bilhões ao longo de vários anos, de acordo com a Bloomberg. Esse financiamento segue o investimento inicial que a Microsoft fez em 2019, no valor de $1 bilhão, e nos $2 bilhões nos anos seguintes.

Um investimento tão grande pode parecer de alto risco para a Microsoft. No entanto, o retorno do investimento parece promissor, de acordo com o analista da Gartner, Jason Wong, que se concentra na Microsoft.

"A Gartner prevê que, até 2025, o mercado de software de IA alcançará quase US$ 134,8 bilhões", disse Wong. "Com base nessa projeção, deve haver muita margem de crescimento para a Microsoft alcançar um ROI positivo por meio de sua parceria com a OpenAI."

O serviço Azure da Microsoft será o fornecedor exclusivo de computação em nuvem da OpenAI, impulsionando todas as cargas de trabalho da OpenAI em pesquisas, produtos e serviços de API.

"A IA está a tornar-se a próxima tecnologia definidora da computação em nuvem e um ingrediente secreto para aplicações construídas e em execução na nuvem", disse Wong. "Esta parceria exclusiva entre a Microsoft e a OpenAI para executar todos os projetos de pesquisa, API e produtos da OpenAI na Azure Cloud irá atrair empresas e a próxima onda de startups de tecnologia a construir na nuvem para criar novo valor."

Recentemente a Microsoft anunciou a disponibilidade do seu Azure OpenAI Service, permitindo que empresas possam aproveitar os modelos da OpenAI com benefícios empresariais adicionais. O comunicado de imprensa sobre esta nova rodada de investimento enfatizou detalhes do anúncio anterior, destacando também a intenção da empresa de tornar seus serviços mais amplamente disponíveis.

"Nesta próxima fase da nossa parceria, desenvolvedores e organizações em várias áreas terão acesso a melhor infraestrutura de IA, modelos e ferramentas com o Azure para construir e executar suas aplicações", afirmou o CEO da Microsoft, Satya Nadella.

Também: Passei uma hora com um novo chatbot de IA inspirado no ChatGPT e posso acabar morrendo de rir

O grande sucesso do ChatGPT desde o lançamento em novembro, provavelmente, forneceu um impulso adicional para o investimento da Microsoft. Em uma semana após o lançamento, o chatbot teve mais de um milhão de usuários. Ao visitar o site do ChatGPT agora, muitas vezes você é recebido com uma mensagem "em capacidade", devido à quantidade de pessoas que estão nele e ao servidor não ser capaz de processar sua solicitação.

Atualmente, o chatbot continua sendo gratuito, mas em janeiro, a OpenAI anunciou em seu servidor Discord que em breve uma versão paga e profissional pode estar disponível ao público. A empresa de pesquisa AI até mesmo postou uma lista de espera, o que indica que o novo serviço fornecerá aos usuários um serviço sempre disponível (sem janelas de blackout), respostas rápidas do ChatGPT e mensagens ilimitadas.

No entanto, já houve alguns obstáculos no caminho: Em dezembro, o Stack Overflow temporariamente proibiu respostas geradas pelo ChatGPT depois que os usuários enviaram respostas para problemas de codificação que pareciam plausivelmente corretas, mas eram de fato falsas. E devido às preocupações com impacto negativo na aprendizagem dos alunos, segurança e precisão do conteúdo, o acesso ao ChatGPT também foi proibido nas redes e dispositivos das escolas da cidade de Nova York.

O investimento surge depois da Microsoft ter anunciado um enorme despedimento coletivo, com 10.000 funcionários a perderem os seus empregos, na tentativa da empresa de alinhar os custos com as receitas e as exigências dos clientes, de acordo com Nadella.

Artigos relacionados

Ver mais >>